Bem-vindo: Sáb Jan 20, 2018 6:56 am

Espada [Conheça o Arsenal]

Área para compartilhamento, debate e estudo de Técnicas específicas para Armas.
Avatar do usuário
 
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 1:18 am
Localização: Brasília-DF

Espada [Conheça o Arsenal]

Mensagem por Caio Zenon » Seg Mar 16, 2015 3:46 pm

Introdução:

A Espada é uma das armas mais antigas conhecidas e provavelmente a arma branca mais eficiente. Cada região, cultura e época tem suas características próprias para a forja e uso da sua espada. Esta arma é composta, basicamente, por uma Empunhadura e uma Lâmina.

----------------------------------

Composição

A Composição de uma espada pode variar entre épocas e culturas (além dos tipos de espada). Entretanto, a Composição básica é:

Imagem

Pomo: Localizado abaixo da empunhadura, o Pomo tem inúmeras funções tanto para mecânica quanto para combate. Usado muito para sobre-peso, apoio para golpes e traumas e fornecer estabilidade de contato dificultando a perda da sua arma.
Empunhadura: Localizado entre o Pomo e a Guarda, a Empunhadura é o local onde sua(s) mão(s) empunham a espada para seu domínio e manuseio.
Lâmina: Chapa/Folha rígida e cortante fabricada comumente de Metal. Há lâminas também, por exemplo, de cerâmica e vidro.

----------------------------------

Tipos de Espada

Há centenas de tipos de Espadas e suas Lâminas, Guardas, Empunhaduras e outros componentes. Para entendermos algumas destas variações (que nem sempre são de estímulo cultural mas principalmente prático e técnico) precisamos antes conhecer os tipos mais comuns e utilizados de Espadas.

Devemos, também, nos atentarmos que nem sempre o nome o qual conhecemos uma espada remete ao modelo da mesma. Uma Gladius por exemplo é o nome da espada curta Romana. Portanto, o nome da espada pode ser o nome que era utilizada na época por uma cultura específica, as vezes como o próprio nome para "Espada" (Exemplo o oriente médio que Cimitarra significa Espada e não um modelo de Espada; nós podemos conhecer uma Cimitarra como um Sabre chapado e curvado).

Cimitarra:

Imagem

A cimitarra (scimitar em inglês, saif em árabe, shamshir no Irã, kilij na Turquia, pulwar no Afeganistão, talwar ou tulwar na Índia e Paquistão) é uma espada de lâmina curva mais larga na extremidade livre, com gume no lado convexo, utilizada por certos povos orientais, tais como árabes, turcos e persas, especialmente pelos guerreiros muçulmanos. É a espada mais típica do Oriente Médio e da Índia muçulmana.

Comparável à katana japonesa, a cimitarra é também uma espada curva de um só gume extremamente cortante e ágil, feita com aço da melhor qualidade. e tambem usada por piratas.

Uma cimitarra típica tem de 90 cm a 1 metro de comprimento total e pesa de 1,0 kg a 1,5 kg.

Alfanje:

Imagem

A gadanha, gadanho ou alfanje é uma ferramenta utilizada na agricultura para ceifar cereais ou para o corte de erva. Consiste de uma lâmina na extremidade de um cabo de madeira ou metálico de aproximadamente 70 cm, com uma pega perpendicular no extremo oposto e outra pega no meio para fornecer controle sobre a posição da lâmina. A lâmina tem formato curvilíneo e fica perpendicular ao cabo principal, no outro extremo deste. O manuseio da gadanha consiste de segurar os dois cabos menores de forma a deixar a lâmina paralela ao chão. Assim, o agricultor desloca-se oscilando a gadanha de um lado para o outro, ceifando cereais ou erva com facilidade. Entretanto, a gadanha requer muita experiência e cuidado para ser manuseada.

Espada de Duas Mãos:

Imagem

É uma espada enorme que mede entre um metro e vinte (1,20 m) e um e oitenta (1,80 m) e pesa entre 1,5 e 3 kg. Foram utilizadas durante a Idade Média principalmente por guerreiros germânicos e escoceses. É manejada com ambas as mãos, com intento de golpear o adversário pelo alto ou de perfurar as armaduras pesadas da época. De forma geral eram, por motivos óbvios, carregadas em bainha presa às costas ou ao cavalo, conforme mostram diversas gravuras e quadros da época.

Rapieira:

Imagem

A rapieira (conhecida em italiano como spada da lato a stricia) é um tipo de espada de lâmina reta, longa e fina, que predominou como a arma civil na Europa entre o fim do século XVI e o começo do século XVIII.

Seu aparecimento relaciona-se intimamente com o ressurgimento das cidades na renascença. Nesse cenário, fazia-se necessária uma técnica de autodefesa eficaz para nobres e burgueses protegerem-se no ambiente muitas vezes hostil das ruas. Tratava-se de um contexto em muito diferente dos campos de batalha, uma vez que raramente qualquer das partes envolvidas portava algum tipo de armadura.

Sabre:

Imagem

O sabre é uma arma de lâmina ligeiramente curvada, de um fio só, com origem na cavalaria oriental e ocidental. O comprimento original da lâmina era o ideal para atingir tanto cavaleiros como infantaria inimiga (acredita-se ser entre 90cm e 125cm)

Katana:

Imagem

A katana, catana ou catãna (em japonês: 刀, katana) é o típico sabre longo japonês. Surgida no Período Muromachi, era a arma padrão dos samurais e uma das suas variantes, a wakizashi, era usada pelos ninjas. É utilizada para a prática do kenjutsu, a arte de manejar a espada. Tem gume apenas de um lado, e sua lâmina é ligeiramente curva.6 Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi (脇差). A katana era usado em campo aberto, enquanto a wakizashi servia para combate no interior de edifícios.

----------------------------------

Tamanhos e características:

As espadas possuem tamanho referente ao seu tipo de uso. Há espadas para serem usadas em ambiente fechado ou ter uma resposta mais rápida (o que requer uma Lâmina mais curta) em quanto em ambiente aberto a espada pode ter uma Lâmina mais comprida.

De modo prático, as espadas podem ser separadas pelos seguintes atributos (Lembrando que as medidas são uma média pois cada época e cultura possui seus tamanhos próprios):

Espada Curta: Uma espada de curta distância. Possui 10cm de empunhadura e até 50cm de Lâmina. A média do tamanho total de uma Espada Curta é de 50cm.
Espada Média: Uma espada de média distância. Possui resposta rápida e oferece domínio mais amplo sobre a mesma por causa do seu menor porte. Sendo uma Espada para se manusear com Uma mão, sua empunhadura pode ter entre 10cm e 16cm e sua lâmina até 75cm (dependendo do tamanho da empunhadura). A média do tamanho total de uma Espada Média é de 85cm.
Espada de Uma mão e meia ou Bastarda: Uma espada de média para longa distância que pode ser usada tanto com Uma mão quanto Duas mãos. Seu tamanho ainda faz dela uma espada com um bom domínio e resposta muito agradável apesar de ser grande. Versátil, uma espada Bastarda pode aproveitar técnicas de Uma e Duas Mãos. Sua empunhadura tem de 20cm a 30cm e sua Lâmina até 100cm. A média do tamanho total de uma Espada Bastarda é de 120cm.
Espada de Duas mãos ou Longa: Uma espada de Duas mãos ou Longa é uma espada extremamente grande, seu tamanho faz com que seu manuseio com 1 mão seja ineficiente ou até impossível na grande maioria dos casos, sendo assim, a Espada Longa é feita para o manuseio com Duas mãos. Usada bastante em Montarias, a espada de Duas Mãos pode ter até 180cm, sendo o ideal para uso a pé até 1,5m (1,5 metros). Possui empunhadura entre 38cm e 60cm e Lâmina de 110cm até 160cm. A média do tamanho total de uma Espada de Duas Mãos é de 175cm (1,75 metros).

----------------------------------

Fontes:
https://myliteraryquest.wordpress.com/2 ... atomy-101/
http://www.sword-buyers-guide.com/types-of-swords.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espada
http://en.wikipedia.org/wiki/Sword

Voltar para Armas e Técnicas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante