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REGRAS - SoftCombat

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REGRAS - SoftCombat

Mensagem por Caio Zenon » Sex Abr 15, 2016 3:56 am

As Regras aqui evidenciadas são elaboradas pela Legião Teutônica da Casa Germânica e a Academia SACRA de Esgrima Histórica de Brasília. Cada tópico do seu conteúdo é analisado e estudado minuciosamente para promover à atividade a capacidade de adaptação e aplicação da Esgrima Histórica.

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Índice

- Pontuação
Em Atividades Lúdicas ou Dinâmicas
Contabilização
Zonas neutras
Zonas ou movimentos proibídos


- Visualização de Movimento
- Arsenal e suas pontuações
- Estocada e Perfuração/Penetração
Apunhalar
Estocar


- Rendição e Imobilização
- Tempo de Reação
Reação
Remanescência


- Contato Direto
Contato Corporal
Condução
Defesa Efetiva



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Pontuação

A Pontuação é determinada dependendo do tipo de Modalidade.
Torneios, Provas e Aplicações obtém Pontuações diferentes.

Em Atividades Lúdicas ou Dinâmicas
- 3 Pontos de Abate normal
- 3 Pontos de Abate para Ârnes Leve.
- 5 Pontos de Abate para Ârnes Pesado.


Contabilização
- 1 Ponto conbatilizado em Membros. Ex; Braço, Antebraço, Pernas. (Nádegas são consideradas Membro)
- 2 Pontos conbatilizados no Tronco (Trapézio é considerado tronco)
- Para Ârnes , qualquer região do corpo é contabilizado apenas 1 Ponto, exceto cabeça.
- Para Ârnes pesado, cabeça é contabilizado 2 Pontos.
- Para Ârnes Pesado, torna-se inalvejável por Lâminas (Espadas, exceto Espadas de Duas Mãos e Rendição) e Flechas (Setas e Projéteis não são Flechas).
- Para Ârnes Leve, a região da Cabeça não é validada, além de ser passível de falta.


Zonas neutras
- Mãos e dedos são considerados Neutros.
- Pés são considerados Neutros quando em contato com o solo. Fora de contato com o solo o pé se torna parte do membro inferior e pode-se aplicar dano a ele.


Zonas ou movimentos proibídos
- Para Estocadas ou movimentos Perfurantes, a região da Coluna Cervical "Costas"
- Partes Íntimas (Genitais e Seios)
- A Face não é região proibída, mas caso haja conflito sem Ârnes consentido, a Cabeça e toda a região do Rosto, junto com o pescoço, são proibídos.
- Grandes saltos são proibídos.
- Agachamento súbito durante conflito é proibído.
- Rasteiras e "Bandões" são proibídos, assim como qualquer contato ou movimento agressivo também com as mãos.


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Visualização de Movimento

a. O Contato deve ser evidente, tanto o Contator quanto o Alvo devem sentir o mesmo.
b. O Contato deve proporcionar "Oportunidade de Abate", ou seja, deve-se compreender em toda a sua visualização que o movimento em questão foi o suficiente para gerar Força contra o alvo, numa situação real.
c. Usando o tópico anterior como exemplo, "Contatos Duplos", ou seja, aplicar 2 ou mais golpes seguidos rapidamente é passível de Descarte de qualquer pontuação. A visualização dos movimentos deve simular uma investida Real.


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Arsenal e suas pontuações

- Maças, Martelos e outras armas de Contusão Pesada podem contabilizar 3 pontos, na região da cabeça, em alvos com Ârnes.
- Polearmas com Martelos e outras funções de Contusão Pesada podem contabilizar 3 pontos, na região da cabeça, em alvos com Ârnes.
- Flechas contabilizam 2 pontos na região do peito e costas e apenas 1 ponto em todas as outras restantes.
- Setas contabilizam 3 pontos na região do peito e costas e 1 ponto apenas em todas as outras partes.
- Lâminas de pequeno porte contabilizam apenas 1 ponto em qualquer região, exceto Estocadas e Perfurações.
- Espadas de Duas Mãos são exceções para lâminas e podem efetuar pontuação à Arnês sendo 1 geral e 2 à cabeça.
- Machados não possuem tratamento especial
- Alabardas e Lanças não possuem tratamento especial


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Estocada e Perfuração/Penetração

Apunhalar e Estocar são coisas diferentes e tem aplicações diferentes, veja:

Apunhalar
O Apunhalar pode ser visualizado em armas de pequeno porte como Facas, Rondeis e Punhais. Estas armas proporcionam grandes oportunidades de Rendição e Imobilização, além de garantir mais sucesso no contato estendido contra o alvo.

a. O Apunhalar deve ser aplicado na região do Tronco.
b. O Apunhalar, sendo uma Perfuração/Penetração, pode promover Golpe Letal e para isso precisa de contato estendido. Entende-se este contato com sua permanência de, pelomenos, 3 segundos. Caso contrário, o mesmo contabiliza apenas 1 Ponto de Abate.


Estocar
a. A Estocada deve ser aplicada na região do Tronco.
b. A Estocada, assim como o Apunhalar, também deve ter contato estendido. Caso contrário, o mesmo contabiliza apenas 2 Pontos de Abate.
c. A Perfuração com Lanças pode ter um Contato Estendido bem mais breve e ainda sim efetuar Golpe Letal.


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Rendição e Imobilização

a. É possível efetuar a Rendição com qualquer arma que possua lâmina.
b. A Rendição deve ser aplicada de forma a Imobilizar ou Debilitar os movimentos do Alvo, posicionando sua lâmina próxima ao pescoço do mesmo. Havendo contato estendido, a Rendição garante Golpe Letal (Abate Imediato) ao Alvo.
c. Se a Rendição não for efetivada, nenhum Ponto de Abate deve ser contabilizado ao Alvo.
d. Torções ou movimentos que apresentem qualquer risco aparente de lesão não são permitidos.


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Tempo de Reação

a. Entende-se por questões óbvias que, após determinados Movimentos e Visualizações, o alvo ainda tem a capacidade de responder.
b. Após se contabilizar todos os Pontos de Abate, o alvo terá 2 segundos para responder. Se o mesmo encontrava-se parado ou com movimentos leves, ele apenas poderá se locomover com um breve assalto.
c. Caso o Alvo estivesse correndo e permanecesse deste modo até que seus Pontos de Abate fossem contabilizados ele estará livre para se movimentar da mesma forma até que seu Tempo de Reação se esgote.
d. Caso, durante o tempo de reação, o Alvo conseguir aplicar uma Perfuração, ele terá o direito de efetivar o mesmo. Caso seja interrompido no processo ele não poderá fazer outras tentativas.
e. O alvo abatido por Setas e\ou Flechas tem 6 segundos para responder valendo-se das situações de movimento e repouso citadas acima.
f. O Tempo de Reação não é concedido a Alvos que forem abatidos por Perfurações ou Rendições.


Remanescência

a. Após o período do Tempo de Reação o abatido deve se agachar e manter ao menos 3 membros no chão (pernas e uma mão).
b. Feito isto, ele tem o direito da Remanescência; isso concede ao mesmo a oportunidade de dar suporte à aliados. Ex; idificultando a movimentação ou investida de Inimigos ou servindo de escudo humano.
c. A Remanescência NÃO permite que o abatido contabilize Pontos de Abates à inimigos, isso deve ser feito dentro do Tempo de Reação.


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Contato Direto
a. O Contato direto é permitido desde que não apresente riscos para nenhum dos participantes.
b. O Contato direto deve ser efetuado visando Impedir ou Debilitar Movimentos ou Investidas.
c. Torções ou movimentos que apresentem qualquer risco aparente de lesão não são permitidos.

Condução do oponente ao solo
a. É possível abater o inimigo, conduzindo-o ao chão,visto que é proibido o uso de torções e enforcamentos.
b. O abate é efetuado quando o adversário se encontrar com três membros, ou costas, em contato com o chão.
c. É entendido como "membro" qualquer parte corpo distinta da outra. (pé direito, pé esquerdo mais o joelho, já é considerado três membros).
d. Em contato, os dois participantes tem até 30 segundos para finalizar o abate ou se cessar o contato.
e. Caso se extrapole o limite de 30 segundos, é considerado empate e ambos serão abatidos automaticamente.
f. Dentro do contato, caso ambos os combatentes coloquem três ou mais membros ao chão, ambos devem ser considerados abatidos .
É proibido e passível de falta, lançar um oponente ao chão por meios de rasteiras, erguimento do oponente, dentre outras formas de condução violenta e que ofereça risco ao oponente.

Defesa Efetiva
a. Segurar a superfície de contato do Arsenal Inimigo durante o combate é permitido, desde que o objeto não esteja em movimento.
b. Segurar a superfície de contato do Arsenal em movimento não é permitido e os pontos são contabilizados normalmente.
c. Apenas as mãos devem ser usadas para segurar Arsenal inimigo, comprimir e manter uma arma entre as Pernas ou Braços e Costelas, por exemplo, não é permitido.

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